CROGO presta homenagem às profissionais da Odontologia pelo Dia Internacional da Mulher

O CROGO homenageou as profissionais da área de Odontologia pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com a entrega do Certificado de Honra ao Mérito Odontológico Dra. Isabela Von Sydon. A honraria foi entregue às profissionais que contribuem e contribuíram com seus relevantes serviços (seja nos campos da ciência, ensino, pesquisa, clínica odontológica, entre outros) prestados à sociedade goiana.

Entre as homenageadas, estão: Dra. Tessa de Lucena Botelho, Unip-GO; Dra. Enilza Maria Mendonça, diretora da FO/UFG; Dra. Suzana Cardoso, da ABOzinha/Goiás e presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROGO; Dra. Maria Carmelita B. Barbosa, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; Dra. Rose Queiroz, da EAP/GO; Dra. Teresa Cristina Sabbag Cunha, com especialidade em Dentística Restauradora e primeira cirurgiã-dentista cadeirante no país; Dra. Sílvia Herculiani Trad, especialista em Dentística Restauradora; Dra. Ângela Amorim Izac, cirurgiã-dentista buco-maxilo-facial do HUGOL, HUANA e do CEO de Pires do Rio; Dra. Luciana Gonzaga Lopes, presidente da ABOR-Goiás; Dra. Ana Flávia F. Bailão de Barros, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia e em Odontologia do Trabalho; Dra. Adelaide Azedo Corsi, delegada regional de Itumbiara; Dra. Francine do Couto L. Moreira, presidente da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do CROGO; Dra. Camila de Freitas M. S. Silveira, presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CROGO; Dra. Cerise de Castro Campos, professora da FO/UFG; Dra. Arminda Luiza Palmeiras Gomes, especialista em Prótese Dentária e Ortodontia; Dra. Célia de Oliveira Rodrigues (in memoriam); e a gerente administrativa da ABO-GO, Tereza Cristina Tavares Mendes.

 

Primeira cirurgiã-dentista brasileira

O certificado de Honra ao Mérito leva o nome de Dra. Isabela Von Sydon por ser a primeira mulher cirurgiã-dentista formada no Brasil.  

Em 1.899, Isabella Von Sydon, filha de alemães e nascida em Cananéia (SP), recebeu o título de cirurgiã-dentista. Ela pertenceu à turma iniciada em 1884. Na década de 20, ela já possuía uma clientela fiel em seu consultório situado no tradicional Largo do Machado, como consta na 3ª edição do livro “A História da Odontologia no Brasil”, de Ernesto Vilela Salles Cunha ( sendo ele o primeiro cirurgião-dentista a contar a história da profissão no Brasil).

Dra. Tessa Lucena, da Unip/Goiás

Dra. Enilza Maria Mendonça, diretora da FO/UFG.

Dra. Suzana Cardoso, da ABOzinha/Goiás

                             Dra. Teresa Cristina Sabbag, primeira cirurgiã-dentista cadeirante no país

 

Tereza Cristina, gerente administrativa da ABO-Goiás