Nota de Repúdio - 19.04.2024 - 600 x 450

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) manifesta veemente repúdio a todo e qualquer ato e forma de agressão ou preconceito perpetrado contra cirurgiões-dentistas registrados em nosso Conselho Profissional.

Sobre recente ocorrência envolvendo servidor municipal cirurgião-dentista e o prefeito da cidade de Nazário, no dia 18 de abril último, posiciona-se este Regional pela defesa do profissional e pela criteriosa verificação de ofensa, violência ou afronta a direito, seja de ordem pessoal, seja envolvendo prerrogativa profissional.

É com profunda consternação e indignação que nos deparamos com acusações de intolerância e de violência como potencialmente direcionadas a um profissional que, em seu exercício ético e responsável da Odontologia, deve ser respeitado e protegido pela sociedade e pelas autoridades locais.

Qualquer ataque covarde e discriminatório não apenas fere a integridade física e psicológica do profissional agredido, mas também lança uma sombra sobre os valores de respeito, inclusão e diversidade, que devem ser defendidos e promovidos por todos os membros de uma comunidade.

O CROGO enfatiza que condutas e posicionamentos de discriminação, estigma ou preconceito são inaceitáveis em uma sociedade civilizada e democrática. É imperativo que as autoridades competentes investiguem rigorosamente este incidente e garantam que, esclarecidos os fatos e evidenciada transgressão, haja a devida responsabilização de acordo com a lei, em diligente aplicação da Justiça.

Expressamos nossa solidariedade e apoio ao cirurgião-dentista, bem como a todos os profissionais da Área da Saúde que, infelizmente, ainda enfrentam obstáculos e hostilidades injustificáveis em seu ambiente de trabalho, principalmente quando em assistência à sociedade e em defesa da qualidade e da eficiência.

Instamos as autoridades locais e a sociedade como um todo a rejeitar veementemente qualquer forma de discriminação e a trabalhar incansavelmente pela construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa para todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outro valor ou escolha pessoal, assim como a defender categoricamente as prerrogativas profissionais voltadas para o exercício digno e pleno em benefício de nossa população.

O CROGO permanecerá vigilante e comprometido em defender os direitos e a dignidade de todos os cirurgiões-dentistas em Goiás e a promover um ambiente profissional seguro, acolhedor e respeitoso para todos os membros da Comunidade Odontológica.

Goiânia, 19 de abril de 2024.

Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO)

Em 19.04.2024