MATERIAL-CORONAVIRUS-01-1-e1581623413853

O CFO publicou um material digital que traz as principais dicas para que os profissionais da Odontologia previnam o coronavírus. O material alerta para ações rotineiras que podem diminuir a chance de infecção. Balanço mais recente do Ministério da Saúde (MS), divulgado em 10 de março, dá conta de que são, até o momento, 34 casos confirmados em todo o país.

As dicas são uma maneira de lembrar aos profissionais da Odontologia, que fazem atendimentos de muita proximidade com a população, sobre os cuidados necessários para evitar doenças.

A maior parte das dicas tem como fonte a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que também disponibilizou material com informações detalhadas sobre o coronavírus.

O material está disponível no site do CFO e pode ser obtido clicando aqui.

Balanço de casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 10 de março, o mais recente balanço sobre os casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença batizada de Covid-19. Os principais números são:

• 893 casos suspeitos, eram 930 casos na segunda-feira (dia 09/03/2020)
• 34 casos confirmados, eram 25 no balanço anterior
• 780 casos descartados
• 5 pacientes estão hospitalizados; a paciente do DF está em estado grave
• 5 dos casos confirmados foram por transmissão local por contato próximo com pessoas que foram infectadas no exterior
• Não há registro de casos de "transmissão comunitária", quando as autoridades de saúde não conseguem rastrear de onde veio a contaminação
Ao todo, são 19 casos em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Além disso, há um caso confirmado no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Minas Gerais.

O Ministério da Saúde informou que 5 casos confirmados no país foram transmitidos internamente, ou seja, os pacientes infectados pegaram o vírus dentro do Brasil por contato próximo com pessoas infectadas no exterior. São quatro pacientes em São Paulo e um na Bahia.


Com informações do Ministério da Saúde
Em 11.03.2020