13 de Setembro - Dia Mundial da Sepse - 600 x 450


Neste Dia Mundial de Combate à Sepse, 13 de setembro, o CROGO lembra a importância da interconexão entre a saúde bucal e a saúde geral, além da necessidade de uma abordagem integrada para a prevenção e tratamento de infecções.

O Dia Mundial de Combate à Sepse visa aumentar a conscientização sobre a sepse, uma condição grave e potencialmente fatal, que ocorre quando o corpo responde, de forma exagerada, a uma invasão por microorganismo . Diferentemente do que se pensa, a sepse não é uma doença somente do paciente hospitalizado. Suas manifestações e sinais clínicos iniciam na comunidade.

A Odontologia também desempenha um papel crucial na sua prevenção e manejo. Segundo Camila de Freitas, especialista em Odontologia Hospitalar e presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CROGO, infecções bucais, como abscessos dentários, doença periodontal, patologias endodônticas podem ser uma fonte significativa de sepse. Se não conduzidas adequadamente, essas patologias podem desencadear uma resposta inflamatória sistêmica. Por isso, é fundamental que os profissionais de Odontologia estejam atentos aos sinais clínicos da sepse, com identificação precoce e orientações seguras aos pacientes.

“Além disso, a prática de uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista são essenciais para prevenir infecções bucais que podem levar à sepse. A educação dos pacientes sobre os riscos e a importância do tratamento de infecções dentárias contribui significativamente para a prevenção dessa condição”, ressalta Camila de Freitas.

Cartilha
O ILAS, em parceria com o Departamento de Odontologia da AMIB, desenvolveu uma cartilha de orientação sobre cuidados bucais aos sobreviventes da Sepse. Essa cartilha será disponibilizada em breve no site do CROGO.




Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 13.09.2024