Combate-a-violencia-contra-a-mulher---site - 600 x 450

Foi lançada, no último dia 23 de agosto, em Brasília (DF), a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, uma iniciativa dos Ministérios das Mulheres e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha. Com a participação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o evento marcou um importante passo na mobilização permanente de todos os setores da sociedade para a erradicação dos feminicídios e outras formas de violência baseadas em gênero. Este compromisso busca a construção de uma sociedade fundada no respeito, igualdade e proteção para que todas as mulheres e meninas brasileiras possam viver sem violência, com plena realização de seus direitos humanos.

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, destacou a importância do engajamento da sociedade civil no combate ao feminicídio, apontando que a transformação só será possível com a conscientização coletiva. "O governo pode tentar fazer de tudo, mas não será possível mudanças se isso não for uma conscientização da sociedade, pois é um problema social grave no Brasil", afirmou a ministra, enfatizando a necessidade de apoio das entidades civis para combater os altos índices de violência contra mulheres e meninas.

Como parte dessa mobilização, o CFO se posiciona firmemente ao lado dessa causa, tornando-se signatário de uma carta compromisso idealizada pela Articulação. O CFO, que representa uma profissão composta majoritariamente por mulheres, reconhece a importância de agir para garantir que suas profissionais, bem como todas as mulheres e meninas, vivam em um ambiente seguro e equitativo. A entidade compromete-se a implementar medidas que visem combater a violência contra a mulher e a fomentar uma cultura de respeito e igualdade em todos os aspectos de suas atividades.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, informou que editará, na próxima semana, uma decisão recomendando a criação das comissões estaduais de combate à violência contra a mulher, em todos os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO) do Brasil. Falando sobre essa importante causa, ele expressou o apoio e envolvimento do Conselho: "É nossa responsabilidade, enquanto representantes de uma categoria profissional predominantemente feminina, promover ações que combatam a violência de gênero e fortaleçam a segurança e a igualdade. Nossa adesão à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero é um compromisso de que não apenas faremos a nossa parte, mas também incentivaremos toda a sociedade a se unir por essa causa."

Agosto Lilás
Durante o mês de agosto, conhecido como “Agosto Lilás”, campanhas de conscientização são realizadas para dar visibilidade ao tema da violência contra a mulher e ampliar a divulgação sobre os direitos e os serviços disponíveis para aquelas em situação de violência. Neste contexto, o lançamento da Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero reforça a importância de unir esforços para prevenir todas as formas de violência de gênero, garantindo que as mulheres tenham acesso a uma vida livre de medo e discriminação.

O CFO reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a igualdade, destacando que essa iniciativa é mais um passo significativo para transformar a realidade de muitas mulheres no Brasil.

(Fonte: ASCOM CFO)
Em 26.08.2024