consulta pública - exame de proficiência - 600 x 450

Está em tramitação, no Senado Federal, um novo projeto de lei que propõe a obrigatoriedade do Exame Nacional de Proficiência para todos os cirurgiões-dentistas recém-formados. Essa iniciativa tem como objetivo assegurar que os novos profissionais da Odontologia possuam a capacitação necessária para exercer suas funções com excelência e segurança. De autoria do senador Marcos Pontes (SP), o Projeto de Lei nº 3.000/2024 foi elaborado em resposta a uma solicitação do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A proposta estabelece que a aprovação no exame será requisito para a obtenção do registro profissional, alinhando assim o conhecimento e as habilidades dos cirurgiões-dentistas em todo o país. Além disso, promove a constante atualização dos profissionais em relação às práticas e avanços mais recentes na Odontologia.

No momento, o projeto de lei está aberto à Consulta Pública, que é um mecanismo utilizado pelo Senado Federal para colher a opinião da sociedade sobre projetos de lei em tramitação. Qualquer cidadão pode participar, votando a favor ou contra a proposta. Os resultados são levados em consideração pelos parlamentares durante a discussão do projeto.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, falou sobre a importância da união da categoria. “A mobilização dos profissionais da Odontologia é fundamental para dar ao projeto o apoio necessário. Uma participação massiva pode garantir a valorização da profissão e viabilizar a implementação de uma ferramenta que assegure o conhecimento e o preparo dos novos cirurgiões-dentistas” pontuou.

Para participar e votar a favor do projeto, CLIQUE AQUI.

Você também pode acessar diretamente o site do Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=164812

CFO promove Exame de proficiência
Este ano, o CFO conduz a implementação do Exame Nacional de Proficiência, sendo o primeiro Conselho de Saúde a adotar essa medida. Embora o regramento atual não preveja obrigatoriedade para o registro profissional, o que depende da aprovação legislativa, ele já representa um passo significativo na avaliação da qualidade dos formandos. O apoio da categoria nesse processo é essencial para a valorização da profissão e para assegurar que todos os profissionais possam oferecer o melhor atendimento à população.

Para mais informações sobre o exame, clique aqui .

Para realizar a sua inscrição, acesse o site da Quadrix .

(Fonte: ASCOM CFO)
Em 20.08.2024