O que é o CRO?

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) e os demais Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Odontologia compõem a autarquia federal responsável pela inscrição e cadastro de todos profissionais e estabelecimentos de Odontologia em atividade no País. Dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, os Conselhos são encarregados também de, em todo o território brasileiro, fiscalizar o exercício profissional, regido pelo Código de Ética Odontológica.

Para ser cirurgião-dentista, o interessado precisa ter curso universitário e estar devidamente inscrito no CRO do Estado onde trabalha. O diploma só tem validade se for registrado no Ministério da Educação. Da mesma forma são exigidos para o exercício das demais profissões odontológicas, capacitação técnica específica e registro no Conselho.

O CRO-GO inspeciona o trabalho dos profissionais e disciplina o funcionamento de estabelecimentos de sua área de abrangência, o Estado de Goiás. Ato contínuo à fiscalização, o Conselho instaura e julga, por meio de suas comissões de ética e de seu plenário, os processos éticos contra profissionais e estabelecimentos que infringem as normas éticas, tendo o poder de puni-los, inclusive com a cassação do registro por cinco anos.

As sentenças proferidas pelo CRO-GO e demais Conselhos Regionais precisam ser confirmadas pelo Conselho Federal de Odontologia. Última instância de recurso na tramitação dos processos éticos, o CFO é responsável ainda por centralizar todas as informações sobre cursos de especialização em odontologia registrados e reconhecidos e agrupar o banco de dados dos cadastros realizados pelos Conselhos Regionais.

Neste site, o CRO-GO coloca à disposição da comunidade e de todos os profissionais da Odontologia informações sobre ética odontológica e exercício profissional em Goiás e no Brasil.

Seja Bem vindo!