Presidente do CROGO visita presidente da Alego

O presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, e a Dra. Camila de Freitas, presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho, estiverem nesta quinta-feira, 28 de março, com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), na sede do parlamento goiano. Eles solicitaram o apoio de Lissauer Vieira para formatar um projeto de lei, que consiste na obrigatoriedade de ter cirurgiões-dentistas habilitados em Odontologia Hospitalar em todos os hospitais que tenham Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A manutenção da saúde bucal dos pacientes em UTIs é essencial para impedir a proliferação de bactérias e fungos que, além de prejudicar a saúde bucal e o bem-estar do paciente, pode acometer outros órgãos e sistemas, agravando o quadro clínico e consequentemente estendendo a sua estadia na UTI.

“O cirurgião-dentista habilitado (em Odontologia Hospitalar) que atua na UTI, trabalha diretamente com o paciente acamado, reduzindo assim a taxa de infecção e acelerando a rotatividade de leitos. Fato essencial para o sistema público, principalmente, pela carência de leitos para atendimento”, afirma o presidente do CROGO.

A Dra. Camila de Freitas lembra que pacientes hospitalizados e com saúde oral deficiente têm maior chance de desfechos desfavoráveis, em função do risco aumentado de infecção respiratória. Sabe-se que o risco de uma má evolução, em decorrência de infecções respiratórias em pacientes hospitalizados, é aumentado em pacientes com condições orais deficientes. “Daí a necessidade da presença de um cirurgião-dentista habilitado na UTI”, reitera.

Vagas para oficiais CDs

Outro objetivo da visita ao presidente da Alego foi o de tratar da distribuição de vagas a serem apreciadas neste ano para a promoção dos  oficiais militares, especificamente do quadro de saúde de cirurgiões-dentistas da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM/GO) e do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CMB/GO).

“Fomos prontamente atendidos e já foi acertado que entregaremos a proposta até terça-feira próxima (02.04.19), para ser apreciada e votada na Plenária do mês de abril, assim como, o presidente Lissauer demonstrou empenho em despachar com o governador, Dr Ronaldo Caiado, a respeito dos oficiais cirurgiões- dentistas”, disse o Dr. Renerson.