CROGO participa ativamente do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2018

        O Conselho Regional de Odontologia do Estado de Goiás (CROGO) participou ativamente do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, obedecendo às normas da Resolução CFO-191/2018. O Prêmio substitui o antigo Prêmio Brasil Sorridente, concedido anualmente, para as cidades que contam com políticas públicas efetivas em saúde bucal.

O CROGO incentivou os 246 municípios do estado de Goiás a concorrer ao prêmio, convocando os secretários e os coordenadores municipais, por entender que o Sistema Único de Saúde (SUS), em sua efetivação no território nacional, tem ganhado visibilidade, especialmente quanto à  Saúde Bucal. De maneira mais concreta, ganhou visibilidade com a Política Nacional de Saúde Bucal por garantir saúde bucal integral para nossa população.

Nove municípios se inscreveram.  A Comissão de Saúde Bucal do CROGO avaliou os processos recebidos (relatórios e documentos) individualmente, de acordo com os critérios estabelecidos, tais como: categoria, financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

A premiação tem por objetivo contemplar os municípios que se destacam pela implementação e efetivação de políticas públicas em saúde bucal.  Está dividida em três grupos: o primeiro é destinado a cidades com até 50 mil habitantes; o segundo contempla as que possuem de 50.001 a 300 mil munícipes; e o terceiro, acima de 300.001 mil habitantes.

                        Os resultados estão listados abaixo:

·         Categoria I  (Municípios com até 50.000 habitantes)

- Hidrolândia: 71 pontos

- Turvelândia: 44,5 pontos

- Piracanjuba: 38 pontos

- Posse: 49,5 pontos

- Damolândia: 10 pontos

 

·         Categoria II    (Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes)

- Senador Canedo: 74,5 pontos

- Cristalina: 57 pontos

- Luziânia: 36 pontos

 

·         Categoria III    (Municípios com mais de 300.000 habitantes)

- Anápolis: 51,5 pontos

 

Os que obtiveram maior pontuação foram encaminhados para o CFO para concorrer com os demais estados. O resultado final está previsto para o dia 15/09/2018.

            Parabéns a todos que não mediram esforços para elaborarem os seus processos!