Ação social fez atendimentos preventivos e diagnosticou casos de câncer de boca no domingo

Presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, com os parceiros da Ação Social

Na manhã do último domingo, dia 29, o CROGO, em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; ABO-Goiás; Uniodonto; Sesi; Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (Colégio CTBMF); Universidade Paulista (Unip), Imagem Dental Radiologia e Diagnóstico, Associação Brasileira de Halitose (ABHA) e Faculdade União de Goyazes (FUG) realizou a ação social ‘Doença na boca existe, prevenção é a melhor estratégia’, na Praça da Família, em Aparecida de Goiânia.

O objetivo foi o de conscientizar a população, através do diagnóstico precoce e do incentivo à prevenção das doenças na boca."Todos, unidos,  para a promoção da Saúde Bucal e a valorização da Odontologia", afirmou o presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos. O CROGO alertou ainda a população presente quanto à atividade-fim do Conselho (fiscalizar o exercício profissional, regido pelo Código de Ética Odontológica) e quanto à identificação de falsos profissionais, reforçando ainda que as práticas irregulares no exercício da Odontologia devem ser denunciadas junto à autarquia federal.

Professora Tessa Botelho, da Unip e da Dental Radiologia e Diagnóstico , faz atendimento preventivo em paciente

Foram realizados 58 atendimentos preventivos. Desse total, quatro foram diagnosticados como casos positivos de câncer de boca. Todos foram encaminhados para tratamento. A ação social fechou as comemorações do Mês do Cirurgião-Dentista.

Tenda da ABO-Goiás atraiu bastante público

Durante a ação, cirurgiões-dentistas ficaram à disposição da população para fazer o diagnóstico precoce e orientar sobre prevenção e combate às doenças bucais. O Projeto Sorriso, da Uniodonto, ABO-Goiás e ABOzinha estiveram presentes, fazendo distribuição de kits de higiene bucal e dando orientações à população presente.

Odontopediatras da ABOzinha fazem atendimento preventivo nas crianças

A ABOzinha também fez atendimentos às crianças com sua equipe de odontopediatras. Estudantes de Odontologia da Unip e da FUG participaram da ação social, dando orientações sobre escovação dental, com a supervisão de professores. Profissionais da ABHA deram a sua contribuição, distribuindo fôlderes explicativos sobre a halitose e orientando os presentes.

Como prevenir doenças na boca?

·          Uma boa higiene oral e bons hábitos com a saúde bucal são fundamentais;

·         Exames periódicos com um cirurgião-dentista, com intervalos de seis meses a um ano;

·         Saber que muitas doenças ocorrem na cavidade oral;

·         Ter conhecimento de que o cirurgião-dentista  é o responsável pelas alterações presentes na boca;

·         Não esquecer que o tabagismo e o etilismo (ingestão de álcool) são os principais agentes carcinogênicos para o desenvolvimento do câncer de boca;

·         Ter ciência de que doença sexualmente transmissível ocorre em boca, portanto, hábitos sexuais seguros são fundamentais.